03 December 2010

o intelectual

quem nos conhece de outras andanças sabe que o tiago é uma criança muito especial - é extremamente inteligente e tem uma sensibilidade única para as artes, com especial enfoque na literatura e na música.
de manhã, depois de acordar, tratar da higiene e vestir-se, vai sozinho para a sala ler um livro. acho uma piada extrema ao modo como ele faz tudo em silêncio para ninguém o seguir para aquele momento de sossego matutino em que ele se enterra no puff e fica a ler antes de vir o terramoto (ergo, até a catarina e o henrique chegarem à sala).
claro que isto não são só flores... 'ai que inteligente que ele é, que bom, que espectáculo!' sim, de facto o miúdo é muito inteligente (os que não o conhecem pensam que é cagonice de mãe, os que conhecem sabem bem que não), mas ao mesmo tempo, e não sei se derivado dessa inteligência, é dos miúdos mais 'desligados' que já vi. tanto pode estar com atenção a qualquer coisa que o interesse como pode estar com outro interesse qualquer que o desvia completamente do que tem de fazer. nunca me hei-de esquecer de uma ficha de avaliação que fez quando estavamos em aveiro, na qual só respondeu à primeira metade das perguntas porque entretanto 'estavam a cair folhas das árvores e eu distraí-me a ver...' tem destas coisas, tem...
ora, estando ele no 4º ano, a matéria começou a apertar e quando eu soube no primeiro dia de aulas que iam arrancar com matérias de estudo (estudo, estudo) como história de portugal, fiquei um bocado em pânico, já a prever aquele espírito a divagar q.b. e a não ter interesse naquilo. enganei-me redondamente. o miúdo adora história e sabe tudo e mais um par de botas! cita datas, períodos de crise e o porquê da mesma, os reis todos de trás para a frente e da frente para trás: um espectáculo.
quando voltámos a coimbra ele não teve vaga em nenhuma escola pública perto de casa, e como eu não podia de forma alguma ter os irmãos num colégio numa ponta da cidade e ele na outra, acabei por inscrevê-lo num colégio particular. e agora sim, a dúvida / receio que me assola. noto inequivocamente um empenho diferente por parte do professor no ensino. um empenho que (e não desfazendo, atenção) nunca vi numa escola pública. há um à vontade muito diferente naquela sala de aula, desde tratarem o professor pelo nome e fazerem intervalos de piadas (e como o tiago adora isso) para 'respirar' do trabalho. ele é super exigente, mas ao mesmo tempo muito acessível e chega aos miúdos de uma forma incrível (pelo menos ao meu chega). e questiono-me então: este interesse do meu filho nas matérias escolares deve-se a algo intrínseco? gosta porque gosta, porque é algo que o apaixona e pronto? ou deve-se à excelência do ensino? ao empenho louvável do professor, ao tempo que ele despende com as crianças e aos métodos de ensino? isto é algo que me preocupa um bocado, na verdade.
eu sempre andei na escola pública e sempre tive excelentes professores. o meu gosto pela escrita foi despoletado pela d. helena, minha professora primária, que sempre puxou por mim nesse aspecto. sei que ditou muito na minha vida por acções que teve na minha infância e estou-lhe eternamente agradecida (só o facto de ter boa ortografia já é suficiente para um enorme kudos d. helena!). agora, vendo o tiago com este tipo de proximidade do professor e sabendo bem que para o ano em vez de um vai ter vários e que nada garante a competência de todos... preocupa-me. preocupa-me sobretudo porque sei que há ali um exponencial de capacidades à espera de serem 'activadas' e vou ficar bastante desiludida e genuinamente preocupada se vir que tal não sucede por inépcia de quem ensina. pronto, admito que é uma visão um bocado fatalista, mas não deixa de ser uma preocupação. galinhice, vá. e vim exprimi-la num texto que já se revela longo demais.............
as it is, o miúdo está muito bem e a revelar cada vez mais a sua personalidade de 'intelectual'. e para já basta-me! (:

3 comments:

  1. O Tiago e o meu David são muito parecidos e nós também tivemos, felizmente, a sorte de o professor dele ser para lá de excelente :)

    Juro que podias estar a falar do David :)

    Beijinho

    ReplyDelete
  2. Este ano é essencial para que o desempenho do 5º para a frente seja bom. É que ele, com este professor que tem agora, não está só a ganhar competências, está a ganhar brio. E brio é algo que lhe falta porque ele não faz as coisas para ser o melhor ou para ficarem bem feitas: ele faz as coisas bem feitas porque é muito inteligente. Agora vais ver: daqui para a frente começa a QUERER ser bom e a questão da atenção tipo peixe de aquário vai-se dissolvendo com a idade.
    Adoro o Tiago!

    ReplyDelete
  3. beijinho maria!
    clarinha, espero que tenhas razão. (:

    ReplyDelete