03 May 2012

escolas para que te quero

não sei se no meu tempo a questão das escolas era tão complicada como hoje em dia.

quando voltámos para coimbra pedi transferência de escola para o tiago, para a escola onde andei quando era miúda e que é a mais próxima de minha casa. não obteve vaga. diz a lei que o aluno transferido tem obrigatoriamente de obter vaga no agrupamento de destino mas não numa escola específica do mesmo. resultado: das 4 escolas primárias do agrupamento, 3 delas são bastante próximas de minha casa, e está-se mesmo a ver que o colocaram na única que fica longe como o caraças... para além de longe ouvi muitas más críticas da escola. pelo que foi simples a decisão: foi para um externato e assim assegurei a questão da 4ª classe para ele.

quando foi para ir para o 5º ano, nova confusão. tive de andar quase à chapada para conseguir que ele ficasse onde de direito. e lá ficou.

agora é a vez do henrique, que vai para o 1º ano (jáaaaaa?... eu de facto estou velha) e começo a ficar novamente apreensiva relativamente à escola. 1º ano, 1ª vez, tem necessariamente de obter colocação, mas... quais os critérios para o colocar dentro do agrupamento? eu só o inscrevi nas duas escolas mais próximas de casa (sendo que inscrevi também a catarina no jardim de infância contíguo a uma delas), espero não ter surpresas! é que como a escola está 'bem cotada' é um vê se te avias de moradas falsas para os meninos que moram fora da área conseguirem vaga... o que, obviamente me irrita um bocado.

estou a aguardar ansiosamente que saiam as colocações para ver se vou ter de me chatear ou não!

1 comment:

  1. No ano passado o que me disseram quanto à colocação é que o 1º critério era a idade (pelo menos na pré, em que começam a colocar os dos 5 anos, depois 4 e só depois os de 3), o 2º é a morada - no agrupamento há uma escola específica para a morada que se dá, e o 3º critério é ter ou não irmãos nessa escola
    Por isso, pode ser que não seja assim tão dificil
    Boa sorte

    ReplyDelete